Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116354
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 2154
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS"
    "resumo" => "Este painel destaca a significância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino de São Luís de Montes Belos, Goiás, estruturada por meio da Escola de Formação de Professores. Os cursos "Progestão Municipal: gestão escolar em perspectivas atuais e bases teórico-práticas", "Coordenação Pedagógica: pressupostos teórico-práticos para a ação transformadora", e "BNCC e PPP: conceitos, estrutura e articulações" foram significativos para capacitar gestores, coordenadores e professores. Por meio de uma oferta híbrida, esses cursos visaram promover uma educação democrática e inclusiva, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Os artigos que compõem esse painel metodologicamente são desenvolvidos com abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados destacam melhorias substanciais nas práticas de gestão, pedagógica e planejamento. Contudo, apontam para a necessidade de ajustes na carga horária e suporte tecnológico. Este estudo reforça a centralidade da formação continuada integrada criticamente à ação pedagógica, essencial para assegurar uma educação de qualidade e equidade."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2154_TB599_08102024172227.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON FERREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edson.belos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116354
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 2154
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GOIÁS"
    "resumo" => "Este painel destaca a significância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino de São Luís de Montes Belos, Goiás, estruturada por meio da Escola de Formação de Professores. Os cursos "Progestão Municipal: gestão escolar em perspectivas atuais e bases teórico-práticas", "Coordenação Pedagógica: pressupostos teórico-práticos para a ação transformadora", e "BNCC e PPP: conceitos, estrutura e articulações" foram significativos para capacitar gestores, coordenadores e professores. Por meio de uma oferta híbrida, esses cursos visaram promover uma educação democrática e inclusiva, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Os artigos que compõem esse painel metodologicamente são desenvolvidos com abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados destacam melhorias substanciais nas práticas de gestão, pedagógica e planejamento. Contudo, apontam para a necessidade de ajustes na carga horária e suporte tecnológico. Este estudo reforça a centralidade da formação continuada integrada criticamente à ação pedagógica, essencial para assegurar uma educação de qualidade e equidade."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2154_TB599_08102024172227.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON FERREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edson.belos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel destaca a significância da formação continuada de professores na rede municipal de ensino de São Luís de Montes Belos, Goiás, estruturada por meio da Escola de Formação de Professores. Os cursos "Progestão Municipal: gestão escolar em perspectivas atuais e bases teórico-práticas", "Coordenação Pedagógica: pressupostos teórico-práticos para a ação transformadora", e "BNCC e PPP: conceitos, estrutura e articulações" foram significativos para capacitar gestores, coordenadores e professores. Por meio de uma oferta híbrida, esses cursos visaram promover uma educação democrática e inclusiva, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Os artigos que compõem esse painel metodologicamente são desenvolvidos com abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados destacam melhorias substanciais nas práticas de gestão, pedagógica e planejamento. Contudo, apontam para a necessidade de ajustes na carga horária e suporte tecnológico. Este estudo reforça a centralidade da formação continuada integrada criticamente à ação pedagógica, essencial para assegurar uma educação de qualidade e equidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.