Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-REDE ESCOLAR-ESCOLA: DA "CAMARADAGEM" A UM “PROJETO INTEGRADO”.

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel trata de perspectivas para uma Pedagogia do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (PESPE) em Educação Física (EF) na relação Universidade-Rede Escolar-Escola, tendo como quadro teórico metodológico: docência como profissão (conhecimentos/saberes), aprendizagem profissional e profissionalização do ensino no campo da formação prática; e, como problemática de estudo: quais são os elementos que podem contribuir para uma PESPE? Metodologicamente utilizou estudo exploratório, trabalho construtivo-colaborativo, estudo descritivo; e, como técnicas: fontes bibliográficas, fonte documental, entrevista semiestruturada, oficina pedagógica, reunião pedagógica, análise de conteúdo. Os participantes foram 80 pessoas (estudantes/EF/24, professores de escola/EF/03, professores universitários/EF/02, professores coordenadores/50, professores supervisores/02). Entre os resultados são apontados três eixos: (a): estado do conhecimento – na scoping review (1996-2019_teses/dissertações-ES), os estudos sobre a relação Universidade-Escola apresentaram concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%), evidenciando a necessidade de pesquisas sobre esta temática. (b) comunidade de prática – os relatórios dos estudantes de EF apontaram que esta comunidade de profissionais de EF revelou-se como espaço de partilha, de desenvolvimento de interações estreitas e horizontais entre diferentes saberes e profissionais, permitindo a transição do conhecimento-para-prática e conhecimento-na-prática para o conhecimento-da-prática. (c) projeto integrado de ES – emergiu de uma equipe de trabalho (Universidade-Diretoria de Ensino) na realização de oficinas pedagógicas (para professores coordenadores) e Encontros de Estágio na Licenciatura, revelando o ES como camaradagem e processo de profissionalização na formação do formador, do professor coordenador como formador e mediador no ES. Concluiu-se pela necessidade de um projeto integrador e política de formação.

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