Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

MANIFESTAÇÕES LÚDICAS NOS ESPAÇOS DE ESCOLARIZAÇÃO ? LINGUAGENS QUE A ESCOLA NÃO DEVE PRESCINDIR

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
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Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Corporeidade e Ludicidade ? é possível identificar os jogos e as brincadeiras em seus aspectos formativos, recreativos, curativos e educativos. O método de eleição, o etnográfico permite-nos apontar as possibilidades que veem o outro além do passe-partout da vida cotidiana. O segundo texto resenha as experiências e percepções de professores e TDI’s, a partir das narrativas que arrimam os discursos e práticas de educadores, durante encontros formativos na Educação Infantil, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação em Várzea Grande-MT. O terceiro texto investiga as propostas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem através do comportamento lúdico, entendendo a influência da formação inicial na vida profissional dos professores que trabalham com a Educação Infantil. O brincar para a criança é uma atividade social na inserção da cultura humana. 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Conclui-se a necessidade de reflexão e apontamentos para qualificação dos espaços de escolarização, na adoção de uma linguagem lúdica que auxilie nas investigações de fenômenos educativos.A proposta desse Painel une três textos que propõem uma reflexão sobre a metáfora lúdica nos espaços de escolarização, incluindo o grau ou a finalidade dessa fo" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID364_TB271_21082024164330.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVA LAURA FORTES FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "Eva Laura Gomes" "autor_email" => "evalaurasfortes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116125 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 364 "titulo" => "MANIFESTAÇÕES LÚDICAS NOS ESPAÇOS DE ESCOLARIZAÇÃO ? 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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A proposta desse Painel une três textos que propõem uma reflexão sobre a metáfora lúdica nos espaços de escolarização, incluindo o grau ou a finalidade dessa formação. O primeiro texto é fruto de uma pesquisa que numa análise de dissertações e teses do GEPCOL ? Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Corporeidade e Ludicidade ? é possível identificar os jogos e as brincadeiras em seus aspectos formativos, recreativos, curativos e educativos. O método de eleição, o etnográfico permite-nos apontar as possibilidades que veem o outro além do passe-partout da vida cotidiana. O segundo texto resenha as experiências e percepções de professores e TDI’s, a partir das narrativas que arrimam os discursos e práticas de educadores, durante encontros formativos na Educação Infantil, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação em Várzea Grande-MT. O terceiro texto investiga as propostas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem através do comportamento lúdico, entendendo a influência da formação inicial na vida profissional dos professores que trabalham com a Educação Infantil. O brincar para a criança é uma atividade social na inserção da cultura humana. Os trabalhos revelam que no cotidiano das instituições, a ludicidade, enquanto linguagem do corpo, interpretada, às vezes, como estorvo aos ritos do ensinar e do aprender, que a escola tenta silenciar, ainda vige como expressão de comunicação social entre alunos e professores. Conclui-se a necessidade de reflexão e apontamentos para qualificação dos espaços de escolarização, na adoção de uma linguagem lúdica que auxilie nas investigações de fenômenos educativos.

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