Este artigo refere-se ao relato de experiência no campo do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura, Campus do Alto Solimões, situado em Benjamin Constant, no Amazonas. O tema proposta foi o desenvolvimento a partir de projetos com lendas amazônicas, considerando o contexto sociocultural dos estudantes em processo de alfabetização. A lenda escolhida foi a Cobra Grande e suas contribuições para a alfabetização e letramento na turma 5º ano de uma escola pública municipal de ensino. A metodologia adotada foi pautada na pesquisa-ação (Thiollent, 2005), por considerar um diagnóstico inicial das crianças no aprendizado da leitura e da escrita, bem como a parceria com os professores durante todo o processo, possibilitando uma intervenção baseada em práticas diferenciadas e contextualizadas na escola campo do PIBID. Após o contato com a turma, se deu o planejamento, produção de materiais didáticos, seguida da implementação da proposta. Constatou-se que os processos didáticos realizados por meio da leitura contextualizada e com temáticas de interesse das crianças, possibilitou a produção de textos mais coerentes e criativo, proporcionando uma aprendizagem significativa.