Este painel trata da formação inicial de professores, destacando suas contribuições e desafios na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo (pPCK) para Ciências Naturais, Matemática e Educação Financeira Escolar. O primeiro estudo, recorte de uma tese de doutorado, analisa como o curso de Licenciatura em Pedagogia da XXX contribui para o pPCK em Ciências Naturais na Educação Infantil. Utilizando o instrumento CoRe e questionários com 140 licenciandos, evidenciou-se a importância do curso na promoção de habilidades críticas e investigativas, valorizando a curiosidade infantil e a confiança dos futuros professores. O segundo estudo, aborda as concepções de professores universitários sobre a Educação Financeira Escolar nas universidades públicas do Paraná. As entrevistas revelaram a necessidade de uma formação interdisciplinar que conecte o conteúdo matemático ao contexto social, preparando futuros professores para uma abordagem integradora da Educação Financeira. O terceiro estudo investiga as dificuldades dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em ministrar Matemática, relacionando-as à formação inicial. A análise com professores da Rede Municipal de Xxxx aponta para a necessidade de reformulação dos currículos dos cursos de Pedagogia e ampliação da carga horária das disciplinas de Matemática. Em conjunto, os estudos reforçam a importância de uma formação inicial robusta que equilibre teoria e prática, promovendo a autonomia investigativa dos professores e integrando disciplinas que atendam às demandas educacionais contemporâneas. As contribuições destacam a necessidade de programas práticos, como o PIBID e a inclusão de tecnologias educacionais para preparar os futuros professores para os desafios do ensino na Educação Infantil e Fundamental.