Unir os Saberes da Didática para a formação e o desenvolvimento de profissionais da Educação em prol da Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamental para práticas pedagógicas equitativas e antirracistas. O primeiro artigo destaca a importância de reflexões formativas, no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, em Manaus, para fortalecer práticas pedagógicas e promover a equidade educacional nas escolas do Amazonas. A análise das leis 10.639/03 e 11.645/08 e seus impactos na educação básica reforça a necessidade de práticas pedagógicas alinhadas à educação das relações étnico-raciais e antirracistas. O segundo trabalho explora o papel da literatura infantil para fomentar a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil, analisando os limites e potencialidades das propostas de formação continuada sobre o tema em São Carlos. O tempo reduzido foi um limite, e as estratégias de troca de saberes e linguagens artísticas foram potencialidades. O terceiro artigo analisa a adequação dos cursos de Licenciatura em Música às Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER, revelando um distanciamento entre as propostas documentais e a percepção dos estudantes, evidenciando a necessidade de maior integração dos conteúdos das diretrizes nos currículos. Os três trabalhos enfatizam a relevância da ERER na formação de educadores, destacando a necessidade de políticas estruturadas, formação continuada eficaz e a inclusão das diretrizes curriculares para promover uma educação que valorize e respeite a diversidade étnico-racial, essencial para uma sociedade mais justa e equitativa.