Os artigos propostos apresentam contribuições sobre aspectos didáticos e pedagógicos referentes à formação de professores no ensino superior a partir das experiências acadêmicas vivenciadas nos estágios de docência em pedagogia e nas práticas pedagógicas nos cursos de engenharia do Centro de Tecnologia (CT) em uma Universidade Federal. Nos artigos apresentados, dois se referem ao estágio de docência no ensino superior, mostrando como esse processo influencia na formação de professores, tendo como referencial teórico: Libâneo (1994), Tardiff (2014), Pimenta e Lima (2010), Nóvoa (2023), Freire (2011), dentre outros que contribuem para a formação de professores e didáticas. Estes dois artigos têm como metodologia a pesquisa qualitativa, com base na observação e interação. O terceiro artigo avalia as contribuições da Teoria Crítica da Educação para a prática pedagógica dos docentes participantes do Ateliê no CT e o processo de didática em sua formação, tendo como referencial teórico: Candau (1993), Libâneo (1994), Luckesi (2002). A metodologia, neste artigo, tem como base a pesquisa qualitativa e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários, diário de campo e observação participante. Os resultados das pesquisas mostram que a formação de professores para a docência no ensino superior exige o domínio de práticas didático-pedagógicas para atuação responsável, ética e educacional em quaisquer ambientes de ensino e aprendizagem.