EDUCAÇÃO DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS DA/NA AMAZÔNIA ACREANA: ENSINO MULTISSERIADO, ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORES INDÍGENAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116244 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS DA/NA AMAZÔNIA ACREANA: ENSINO MULTISSERIADO, ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORES INDÍGENAS" "resumo" => "Com este Painel objetivamos analisar as especificidades da educação escolar em territórios diversos e peculiares como o campo, florestas e rios da Amazônia Acreana ao abordar: um panorama da Educação do Campo no Estado do Acre e da formação docente dos professores atuantes nas escolas multisseriadas, os itinerários formativos do Ensino Médio na Educação do Campo em contraste a concepção de currículos transgressivos no intento de fomentar uma didática crítica, e ainda realizar uma análise da presença de diferentes marcadores sociais na formação leitora de professores indígenas do município de Santa Rosa do Purus – Acre. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos: Deleuze (1972), Guattari (1986), Pimenta (1997), Tardif (2014), Julião (2014) Freire (1989), Certeau (1998), Oliveira (2007), Arroyo (2007; 2011), Beltrame (2000), Hage (2014; 2016), Molina (2004; 2006) e Spivak (2010). Os resultados dos estudos que compõem o painel apontam para a existência de desigualdades educacionais tanto no que diz respeito a formação docente e as condições materiais das escolas quanto a prescrição de um currículo da Educação Básica e Formação Inicial de professores que ainda não inclui as especificidades dos diversos territórios e saberes docentes, forjados nas territorialidades por eles vivenciadas nas florestas e rios da Amazônia Acreana." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1838_TB457_12072024201631.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBE MIRANDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KLEBE" "autor_email" => "klebe.lima@ufac.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116244 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS DA/NA AMAZÔNIA ACREANA: ENSINO MULTISSERIADO, ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORES INDÍGENAS" "resumo" => "Com este Painel objetivamos analisar as especificidades da educação escolar em territórios diversos e peculiares como o campo, florestas e rios da Amazônia Acreana ao abordar: um panorama da Educação do Campo no Estado do Acre e da formação docente dos professores atuantes nas escolas multisseriadas, os itinerários formativos do Ensino Médio na Educação do Campo em contraste a concepção de currículos transgressivos no intento de fomentar uma didática crítica, e ainda realizar uma análise da presença de diferentes marcadores sociais na formação leitora de professores indígenas do município de Santa Rosa do Purus – Acre. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos: Deleuze (1972), Guattari (1986), Pimenta (1997), Tardif (2014), Julião (2014) Freire (1989), Certeau (1998), Oliveira (2007), Arroyo (2007; 2011), Beltrame (2000), Hage (2014; 2016), Molina (2004; 2006) e Spivak (2010). Os resultados dos estudos que compõem o painel apontam para a existência de desigualdades educacionais tanto no que diz respeito a formação docente e as condições materiais das escolas quanto a prescrição de um currículo da Educação Básica e Formação Inicial de professores que ainda não inclui as especificidades dos diversos territórios e saberes docentes, forjados nas territorialidades por eles vivenciadas nas florestas e rios da Amazônia Acreana." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1838_TB457_12072024201631.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBE MIRANDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KLEBE" "autor_email" => "klebe.lima@ufac.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }