Com este Painel objetivamos analisar as especificidades da educação escolar em territórios diversos e peculiares como o campo, florestas e rios da Amazônia Acreana ao abordar: um panorama da Educação do Campo no Estado do Acre e da formação docente dos professores atuantes nas escolas multisseriadas, os itinerários formativos do Ensino Médio na Educação do Campo em contraste a concepção de currículos transgressivos no intento de fomentar uma didática crítica, e ainda realizar uma análise da presença de diferentes marcadores sociais na formação leitora de professores indígenas do município de Santa Rosa do Purus – Acre. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos: Deleuze (1972), Guattari (1986), Pimenta (1997), Tardif (2014), Julião (2014) Freire (1989), Certeau (1998), Oliveira (2007), Arroyo (2007; 2011), Beltrame (2000), Hage (2014; 2016), Molina (2004; 2006) e Spivak (2010). Os resultados dos estudos que compõem o painel apontam para a existência de desigualdades educacionais tanto no que diz respeito a formação docente e as condições materiais das escolas quanto a prescrição de um currículo da Educação Básica e Formação Inicial de professores que ainda não inclui as especificidades dos diversos territórios e saberes docentes, forjados nas territorialidades por eles vivenciadas nas florestas e rios da Amazônia Acreana.