Este painel científico aborda três estudos importantes sobre políticas públicas e educacionais no Brasil contemporâneo. O primeiro estudo, utilizando análises da "Folha de São Paulo" e os trabalhos de Quijano, Lugones e Vergès, investiga a persistência da precarização e informalidade no trabalho doméstico, focando especialmente nas mulheres racializadas. Com uma abordagem qualitativa, o estudo revela desigualdades históricas e coloniais significativas enfrentadas por essas trabalhadoras, destacando a necessidade de políticas mais inclusivas e protetoras. O segundo artigo examina a subnotificação de cor/raça no censo escolar, identificando isso como um grande obstáculo para a implementação de políticas educacionais equitativas. O estudo enfatiza a importância de melhorar o registro desses dados, argumentando que uma coleta de dados mais precisa é essencial para promover a equidade no sistema educacional e garantir que todas as raças sejam representadas adequadamente nas estatísticas educacionais. O terceiro estudo foca na exclusão racial na Educação de Jovens e Adultos (EPJA), analisando o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo. Ele identifica lacunas na implementação de políticas específicas para as relações étnico-raciais e defende uma educação que seja mais inclusiva e sensível às diversidades socioculturais do país. O estudo argumenta que a falta de políticas direcionadas contribui para a manutenção das desigualdades educacionais e sugere a necessidade de uma abordagem mais abrangente e inclusiva. Esses estudos fornecem uma análise crítica e propositiva sobre desigualdades estruturais e históricas, contribuindo significativamente para o debate acadêmico e político sobre justiça social e equidade no Brasil.