Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

AFRORREFERENCIAMENTO DO CURRÍCULO POR INTERMÉDIO DOS STATUS CIENTÍFICOS PRESENTES NA MÚSICA CORRA DO RAPPER DJONGA

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa resulta de um trabalho avaliativo realizado na disciplina de Didática cuja proposição era a elaboração de um texto articulando leituras indicadas no Plano de Curso com um elemento externo que, no caso, se deu com a música Corra, do rapper Djonga. Nessa direção, objetiva-se defender os status científicos presentes na música Corra do rapper Djonga, integrando o conteúdo curricular com vistas a empretecer o pensamento da escola e incorporar nas práticas pedagógicas docentes, não apenas como um recurso didático, mas como um saber que transversalize os demais saberes disciplinares. O problema de pesquisa se materializa nas seguintes perguntas: em quais fragmentos da letra da música Corra é possível estabelecer articulações com as categorias de diferenças culturais, interculturalidade e pertencimento? Como o rapper pode assumir status científico e se incorporar nos currículos escolares? A metodologia consiste na análise minuciosa e fundamentada na letra da música Corra em diálogo com as categorias de interculturalidade e diferenças culturais (Candau, 2012 e 2020) e currículo aforreferenciado e pertencimento (Machado e Petit, 2020), integrada a defesa de que o rapper seja legitimado como um dos saberes científicos que compõem os currículos escolares, integrando os Planos de Ensino dos docentes tanto da educação básica quanto da universidade. Por fim, considerando que o estudo está em andamento, é possível dizer que Djonga, em suas músicas, nos convoca a inversão do modus operandi racista na sociedade e a inserção da comunidade preta nos cotidianos escolares.

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