O painel apresenta resultados de investigações com a escola em suas tensões e possibilidades, as reflexões docentes, as estratégias, as táticas e astúcias (Certeau, 1996) dos sujeitos que nela circulam, em especial os docentes. O primeiro artigo traz dados de pesquisas, de cunho qualitativo, realizadas em duas escolas do município do Rio de Janeiro que discutem avaliação das aprendizagens a partir dos dez anos de provas bimestrais padronizadas no município. Revelam professoras preocupadas em realizar práticas avaliativas comprometidas com as aprendizagens e que se conflitam no que tange à sua autonomia docente para tal. O segundo texto apresenta pesquisa narrativa, com aportes teóricometodológicos nos estudos do cotidiano. Com as memórias docentes, buscou discutir a possibilidade de uma avaliação outra, uma avaliação com, que rompa com a perspectiva quantitativa e somativa já cristalizada nas práticas. O terceiro trabalho traz pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que pretendeu compreender como as docentes e equipe gestora de uma escola da rede municipal de Niterói/RJ lidavam com a determinação da não reprovação das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Discute possibilidades da avaliação experienciada como projeto de aprendizagem. Os três artigos convergem na perspectiva da avaliação como prática libertadora (Freire), comprometida com as aprendizagens dos sujeitos e apontam possibilidades de mudanças a partir de experiências avaliativas que ocorrem nas escolas.