Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

AVALIAR NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: POSSIBILIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E LIBERTADORA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO COMO PROJETO DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O estudo em andamento é uma pesquisa de mestrado, direcionada a compreender e analisar as práticas de avaliação para as aprendizagens nos espaços de educação não formal. O campo de pesquisa é a Biblioteca Paulo Freire, que é uma ação voluntária da sociedade civil organizada, desenvolvida pelo Coletivo Conscientizar, Organizar, Educar (Coe). A investigação focaliza seus estudos no projeto Coe Cultural, que desenvolve atividades de leitura, escrita, arte e cultivo de horta em pequenos espaços, direcionadas para adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos. A pesquisa objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no projeto, identificando as práticas avaliativas vivenciadas pelos adolescentes participantes. Visa também a elaborar uma análise da concepção de educação e avaliação desses educandos, contribuindo e possibilitando uma cultura avaliativa na qual a avaliação seja parte dos processos das aprendizagens, não um mero atributo de notas. De abordagem qualitativa, a investigação ancora-se nos estudos da avaliação como projeto de aprendizagem de Fernandes (2014; 2020) e da avaliação como prática de investigação de Esteban (2013). Na perspectiva de educação não formal, usa-se Gohn (2009) e Gadotti (2005) como referências. Nas atividades de campo, pretende-se interagir com os educandos a partir de entrevista semiestruturada, roda de conversa e observação participante.

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