Este trabalho é recorte de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a prática pedagógica de professores/as de educação infantil em Campina Grande- PB. Apresenta uma revisão bibliográfica de dissertações e teses realizadas entre os anos de 2014 e 2024, disponíveis no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em acesso aberto – Oasisbr. Tem como pergunta central: o que dizem as pesquisas sobre as práticas pedagógicas dos professores na Educação Infantil? A abordagem teórica foram autores como: Alves (1992), Caldeira e Zaidan (2017), Franco (2016), Kramer (1996), As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e Texeira (2007). Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma investigação científica focada na compreensão de fenômenos complexos através de uma análise contextualizada e minuciosa. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo conforme delineado por Bardin (1977), uma abordagem sistemática e rigorosa para examinar e estruturar os dados investigados. Os resultados mostram que as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil desenvolvem-se de maneira complexa dentro das creches, sendo influenciadas por uma série de fatores, como conhecimentos pedagógicos, experiências profissionais das docentes, e sua formação, que se entrelaçam e se influenciam mutuamente.