Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116370
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 2607
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Este trabalho é recorte de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a prática pedagógica de professores/as de educação infantil em Campina Grande- PB. Apresenta uma revisão bibliográfica de dissertações e teses realizadas entre os anos de 2014 e 2024, disponíveis no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em acesso aberto – Oasisbr. Tem como pergunta central: o que dizem as pesquisas sobre as práticas pedagógicas dos professores na Educação Infantil? A abordagem teórica foram autores como: Alves (1992), Caldeira e Zaidan (2017), Franco (2016), Kramer (1996), As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e Texeira (2007). Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma investigação científica focada na compreensão de fenômenos complexos através de uma análise contextualizada e minuciosa. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo conforme delineado por Bardin (1977), uma abordagem sistemática e rigorosa para examinar e estruturar os dados investigados. Os resultados mostram que as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil desenvolvem-se de maneira complexa dentro das creches, sendo influenciadas por uma série de fatores, como conhecimentos pedagógicos, experiências profissionais das docentes, e sua formação, que se entrelaçam e se influenciam mutuamente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2607_TB627_23082024143134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL JOSÉ SANTOS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL BARROS"
    "autor_email" => "miguelbarrosufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116370
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 2607
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Este trabalho é recorte de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a prática pedagógica de professores/as de educação infantil em Campina Grande- PB. Apresenta uma revisão bibliográfica de dissertações e teses realizadas entre os anos de 2014 e 2024, disponíveis no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em acesso aberto – Oasisbr. Tem como pergunta central: o que dizem as pesquisas sobre as práticas pedagógicas dos professores na Educação Infantil? A abordagem teórica foram autores como: Alves (1992), Caldeira e Zaidan (2017), Franco (2016), Kramer (1996), As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e Texeira (2007). Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma investigação científica focada na compreensão de fenômenos complexos através de uma análise contextualizada e minuciosa. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo conforme delineado por Bardin (1977), uma abordagem sistemática e rigorosa para examinar e estruturar os dados investigados. Os resultados mostram que as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil desenvolvem-se de maneira complexa dentro das creches, sendo influenciadas por uma série de fatores, como conhecimentos pedagógicos, experiências profissionais das docentes, e sua formação, que se entrelaçam e se influenciam mutuamente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2607_TB627_23082024143134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL JOSÉ SANTOS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL BARROS"
    "autor_email" => "miguelbarrosufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é recorte de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a prática pedagógica de professores/as de educação infantil em Campina Grande- PB. Apresenta uma revisão bibliográfica de dissertações e teses realizadas entre os anos de 2014 e 2024, disponíveis no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em acesso aberto – Oasisbr. Tem como pergunta central: o que dizem as pesquisas sobre as práticas pedagógicas dos professores na Educação Infantil? A abordagem teórica foram autores como: Alves (1992), Caldeira e Zaidan (2017), Franco (2016), Kramer (1996), As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e Texeira (2007). Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma investigação científica focada na compreensão de fenômenos complexos através de uma análise contextualizada e minuciosa. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo conforme delineado por Bardin (1977), uma abordagem sistemática e rigorosa para examinar e estruturar os dados investigados. Os resultados mostram que as práticas pedagógicas dos professores de educação infantil desenvolvem-se de maneira complexa dentro das creches, sendo influenciadas por uma série de fatores, como conhecimentos pedagógicos, experiências profissionais das docentes, e sua formação, que se entrelaçam e se influenciam mutuamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.