Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRAJETÓRIA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116435
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 731
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRAJETÓRIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O painel apresentado reúne três artigos que expõem resultados de pesquisas a partir da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Pautados na perspectiva dialógica de aprendizagem, o primeiro deles traz resultados de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida para evidenciar os impactos das interações na aprendizagem de pessoas adultas em início de escolarização. Os principais resultados mostraram que os impactos positivos se apoiam na promoção do diálogo nas salas de aula, e da necessidade de contextos educativos acolhedores e que também possibilitem a ampliação de saberes. O segundo artigo expõe resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de alfabetização da EJA, no acompanhamento de uma atuação denominada Tertúlia Literária Dialógica, prática de leitura compartilhada de obras clássicas da literatura. Ancorado na Metodologia Comunicativa, o artigo traz um recorte sobre as aprendizagens dos sujeitos adquiridas por meio dos princípios dialógicos, tendo destaque a formação do interesse e do gosto pela leitura e a contribuição para a superação de barreiras diversas vivenciadas pelos adultos. O terceiro artigo apresenta resultado de pesquisa realizada com três mulheres egressas da EJA e graduadas em Pedagogia. Por meio das Metodologias de Histórias de Vida e Comunicativa, o texto apresenta aspectos que influenciaram a inserção dessas mulheres no Ensino Superior a partir da trajetória escolar e o entorno social. Os resultados revelaram a forte presença do machismo, por um lado, e as conquistas advindas da aprendizagem escolar, por outro. Em todos os artigos a vivência dialógica potencializa as aprendizagens."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1005_TB731_10102024085526.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GABASSA"
    "autor_nome_curto" => "Vanessa Gabassa"
    "autor_email" => "vanessagabassa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116435
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 731
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRAJETÓRIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O painel apresentado reúne três artigos que expõem resultados de pesquisas a partir da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Pautados na perspectiva dialógica de aprendizagem, o primeiro deles traz resultados de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida para evidenciar os impactos das interações na aprendizagem de pessoas adultas em início de escolarização. Os principais resultados mostraram que os impactos positivos se apoiam na promoção do diálogo nas salas de aula, e da necessidade de contextos educativos acolhedores e que também possibilitem a ampliação de saberes. O segundo artigo expõe resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de alfabetização da EJA, no acompanhamento de uma atuação denominada Tertúlia Literária Dialógica, prática de leitura compartilhada de obras clássicas da literatura. Ancorado na Metodologia Comunicativa, o artigo traz um recorte sobre as aprendizagens dos sujeitos adquiridas por meio dos princípios dialógicos, tendo destaque a formação do interesse e do gosto pela leitura e a contribuição para a superação de barreiras diversas vivenciadas pelos adultos. O terceiro artigo apresenta resultado de pesquisa realizada com três mulheres egressas da EJA e graduadas em Pedagogia. Por meio das Metodologias de Histórias de Vida e Comunicativa, o texto apresenta aspectos que influenciaram a inserção dessas mulheres no Ensino Superior a partir da trajetória escolar e o entorno social. Os resultados revelaram a forte presença do machismo, por um lado, e as conquistas advindas da aprendizagem escolar, por outro. Em todos os artigos a vivência dialógica potencializa as aprendizagens."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1005_TB731_10102024085526.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GABASSA"
    "autor_nome_curto" => "Vanessa Gabassa"
    "autor_email" => "vanessagabassa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O painel apresentado reúne três artigos que expõem resultados de pesquisas a partir da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Pautados na perspectiva dialógica de aprendizagem, o primeiro deles traz resultados de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida para evidenciar os impactos das interações na aprendizagem de pessoas adultas em início de escolarização. Os principais resultados mostraram que os impactos positivos se apoiam na promoção do diálogo nas salas de aula, e da necessidade de contextos educativos acolhedores e que também possibilitem a ampliação de saberes. O segundo artigo expõe resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de alfabetização da EJA, no acompanhamento de uma atuação denominada Tertúlia Literária Dialógica, prática de leitura compartilhada de obras clássicas da literatura. Ancorado na Metodologia Comunicativa, o artigo traz um recorte sobre as aprendizagens dos sujeitos adquiridas por meio dos princípios dialógicos, tendo destaque a formação do interesse e do gosto pela leitura e a contribuição para a superação de barreiras diversas vivenciadas pelos adultos. O terceiro artigo apresenta resultado de pesquisa realizada com três mulheres egressas da EJA e graduadas em Pedagogia. Por meio das Metodologias de Histórias de Vida e Comunicativa, o texto apresenta aspectos que influenciaram a inserção dessas mulheres no Ensino Superior a partir da trajetória escolar e o entorno social. Os resultados revelaram a forte presença do machismo, por um lado, e as conquistas advindas da aprendizagem escolar, por outro. Em todos os artigos a vivência dialógica potencializa as aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.