Objetiva-se, no presente artigo, analisar o espaço das Didáticas nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, elegeu-se como questão central o seguinte questionamento: qual é o espaço das Didáticas nas ementas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFRS? É um artigo de abordagem qualitativa, com desenvolvimento de análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Os autores basilares são Cunha (2004), Hobold, Farias (2020) e Libâneo (2015). O artigo justifica-se pela necessidade de analisar os processos formativos de professores no contexto da Educação Profissional Tecnológica, destacando a importância da teorização sobre aprender e ensinar. Os resultados mostram que os conteúdos das didáticas são verticalizados nos PPCs analisados e que a presença de uma formação sólida em didática é essencial para a construção de saberes docentes críticos e contextualizados. Constatou-se que os conteúdos “ensino”, “aprendizagem”, “método de ensino e aprendizagem”, “planejamento” e “avaliação” estão presentes de forma expressiva nos componentes curriculares da Didática Geral, das Didáticas Específicas, das Didáticas nas Modalidades e nos demais componentes curriculares que incorporam conteúdos das Didáticas.