DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE ESSE DEBATE NA PLATAFORMA SUCUPIRA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116231 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 2011 "titulo" => "DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE ESSE DEBATE NA PLATAFORMA SUCUPIRA" "resumo" => "O debate sobre Didática Geral e Didáticas Específicas tem aparecido com frequência nas plataformas digitais cujos periódicos tratam da formação de professores. Tal fenômeno acontece em função da Didática ser um conhecimento pedagógico essencial à ação do professor e que supera o caráter prático do fazer docente. Em face dessa recorrência, esse trabalho buscou analisar o termo “didática” nos principais periódicos da Plataforma Sucupira, atentando para as especificidades na literatura que distinguem a Didática Geral da Didática Específica. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico dos artigos publicados nos últimos dez anos que provocam esse debate. Trata-se de um exame teórico de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), tendo como fonte de obtenção de dados a Plataforma Sucupira. Teoricamente a análise é sustentada pelos estudos sobre Didática de Veiga (2014), Candau (2012), Farias et al (2014) e Libâneo (2008 e 2013), contemplando artigos científicos publicados em três periódicos qualis B1 disponíveis em download na base de dados da Plataforma Sucupira. O exame mostra que os conhecimentos no campo da Didática têm se expandido por diversas áreas de formação profissional, a exemplo da Psicologia, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Tecnologias, revelando o dinamismo conceitual acerca da didática. Com isso, percebe-se que as didáticas específicas tem ganhado cada vez mais espaço inflamando o debate e provocando reflexões acerca da exclusão da Didática Geral na formação de professores. Argumenta-se, contudo, que ambas são interdependentes, pois o ensino está no centro dos estudos de ambas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2011_TB441_14082024141856.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA LUCIA GOMES LIMA" "autor_nome_curto" => "NARA GOMES" "autor_email" => "nara.lima@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116231 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 2011 "titulo" => "DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE ESSE DEBATE NA PLATAFORMA SUCUPIRA" "resumo" => "O debate sobre Didática Geral e Didáticas Específicas tem aparecido com frequência nas plataformas digitais cujos periódicos tratam da formação de professores. Tal fenômeno acontece em função da Didática ser um conhecimento pedagógico essencial à ação do professor e que supera o caráter prático do fazer docente. Em face dessa recorrência, esse trabalho buscou analisar o termo “didática” nos principais periódicos da Plataforma Sucupira, atentando para as especificidades na literatura que distinguem a Didática Geral da Didática Específica. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico dos artigos publicados nos últimos dez anos que provocam esse debate. Trata-se de um exame teórico de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), tendo como fonte de obtenção de dados a Plataforma Sucupira. Teoricamente a análise é sustentada pelos estudos sobre Didática de Veiga (2014), Candau (2012), Farias et al (2014) e Libâneo (2008 e 2013), contemplando artigos científicos publicados em três periódicos qualis B1 disponíveis em download na base de dados da Plataforma Sucupira. O exame mostra que os conhecimentos no campo da Didática têm se expandido por diversas áreas de formação profissional, a exemplo da Psicologia, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Tecnologias, revelando o dinamismo conceitual acerca da didática. Com isso, percebe-se que as didáticas específicas tem ganhado cada vez mais espaço inflamando o debate e provocando reflexões acerca da exclusão da Didática Geral na formação de professores. Argumenta-se, contudo, que ambas são interdependentes, pois o ensino está no centro dos estudos de ambas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2011_TB441_14082024141856.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA LUCIA GOMES LIMA" "autor_nome_curto" => "NARA GOMES" "autor_email" => "nara.lima@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }