Este trabalho busca apresentar um estudo para a elaboração de um guia de práticas em leitura matemática para estudantes da etapa do ensino médio. O objetivo deste trabalho é apresentar tal estudo a partir de análise de adaptações presentes em avaliações de larga escala a serem lidas por ledores para estudantes que solicitam tal atendimento especializado. Assim, o estudo para um guia de boas práticas em leitura matemática se propõe a transpor para a sala de aula do ensino médio um recurso já existente em outras instâncias – como as avaliações. Sendo este um processo humano, enriquecido pela interação entre ledor e quem recebe a informação, um estudo para um guia não é um processo finito, mas sim o início de uma importante discussão para possibilitar inclusão de todos o que necessitam da leitura no ambiente da aula de Matemática, por intermédio do professor enquanto ledor. A leitura crítica de um exemplo de adaptação permite iniciar as discussões para a elaboração de tal guia, discutindo o que é nele apresentado à luz de referenciais teóricos sobre o tema. Como resultado, tem-se um estudo inicial que pode ser uma base para a atuação docente, destacando-se o processo de personalização deste guia, atendendo as necessidades de cada estudante, tão participantes quanto qualquer estudante ledor de uma aula de Matemática.