O painel objetiva discutir como se dá a construção e mobilização de saberes de professores (as) na educação básica no contexto da formação e prática pedagógica, como também analisar suas relações com a construção da identidade profissional docente. Dialogam com distintas abordagens de pesquisa, postos no Eixo Temático, “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)”. As reflexões transitam em torno da construção e mobilização de saberes docentes, no contexto da prática pedagógica, e da construção da identidade profissional docente na educação básica, no campo e na cidade. Adota a abordagem qualitativa, a partir de narrativas como fontes de produções de dados da pesquisa. Os traços metodológicos estão propostos a partir dos Ateliês biográficos, Memorial de Formação e Diários, realizados com professores/as da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentam a discussão autores como Tardif (2014), Nóvoa (1992), Freire (1996), Franco (2012), Kramer (2005), Dubar (2005), entre outros. As análises dos dados evidenciam como resultados que no processo de construção da identidade profissional, as professoras de Educação Infantil mobilizam saberes diversos, resultante da articulação entre o percurso pessoal e profissional. Revelaram também que há uma variedade de saberes das pedagogas professoras de Ciências, os quais são construídos no exercício da prática pedagógica, sendo mobilizados à medida que as pedagogas professoras necessitam resolver algum desafio inerente ao fazer pedagógico. Apontam, ainda, diversos saberes presentes na prática pedagógica de professores, que são construídos e mobilizados dependendo da necessidade diária na escola.