No cenário contemporâneo, marcado por rápidas transformações tecnológicas e sociais, as exigências sobre a atuação docente têm se intensificado. Os(as) professores(as) são constantemente desafiados a desenvolver competências que lhes permitam responder de forma crítica e inovadora às demandas educativas emergentes. Esse contexto nos leva a um permanente revisitar dos processos de Formação Inicial de Professores. Neste sentido, buscou-se, entre outros aspectos, as comunidades que desenvolvem práticas fundadas na democratização do conhecimento. A pesquisa, portanto, aborda a comunidade hacker e os seus princípios éticos. Destaca-se que o estudo não se refere a criminosos cibernéticos, mas a comunidades hacker espalhadas por todo o mundo. O objetivo é explicitar as particularidades desses coletivos e destacar três princípios fundamentais que os compõem, sugerindo-os como elemento inspirador para a docência. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura para analisar trabalhos que relacionam a cultura hacker à prática pedagógica. A metodologia incluiu estratégias de busca específicas em bases de dados selecionadas, considerando trabalhos publicados entre 2014 e 2022. Os resultados foram sistematizados e estão compondo a proposta do NID – Núcleo de Iniciação a Docência, componente curricular de um curso de Pedagogia em uma Universidade Pública Estadual.