O estágio supervisionado proporciona experiências articuladores de teoria e prática na formação inicial por meio de vivências em situações reais de ensino. Este painel aborda questões pertinentes ao estágio supervisionado na formação inicial do professor, considerando a importância dos ambientes de aprendizagem: universidade e escola, e dos atores envolvidos. Sob a lente das representações sociais, o primeiro estudo investiga o estágio supervisionado analisando atitudes dos licenciandos frente às práticas de estágio contextualizadas entre universidade e escola, indicando que procedimentos pertinentes à universidade são percepcionados de forma menos valorativa pelos licenciandos, influenciando sua conduta frente a este componente na sua formação. O segundo estudo aborda questões sobre a interação entre professor supervisor (PS) e licenciando, destacando aspectos relacionados ao acolhimento do licenciando na escola, evidenciando que, apesar das orientações do PS visarem uma integração formativa, estas ocorreram de maneira intuitiva e sem a preparação necessária. Finalmente o terceiro estudo apresenta uma proposta de capacitação para PS, explorando suas percepções acerca de seu papel no acompanhamento de licenciandos em período de estágio na escola, tanto antes quanto depois da conclusão do curso, ressaltando a relevância de formação direcionada aos PS como um elemento fundamental para estágio comprometido com inserção dos licenciandos na docência. Os estudos e suas evidências reforçam a necessidade de parceria efetiva entre universidade e escola como ponto fulcral para um estágio supervisionado que propicie ao licenciando um espaço formativo que o engaje na profissão a partir de experiências de codocência, que de fato o inicie na cultura docente.