A presente proposta de painel apresenta estudos bibliográficos associado as experiências formativas desenvolvidos no âmbito dos estágios curriculares supervisionados na educação infantil, à partir da abordagem histórico-cultural e vinculados há três universidades públicas paranaenses. Para isso, o primeiro trabalho intitulado Um olhar que aprendeu a observar: experiências do estágio no contexto na educação infantil teve por objetivo explicitar o movimento do estágio curricular supervisionado para a formação em docência na educação infantil, especificamente, o lugar da observação na prática pedagógica. Na direção discutir as experiências formativas das alunas do curso de Pedagogia a partir do relatório final de estágio que abarca considerações acerca das ações decorrentes do planejamento pedagógico e da intervenção do estágio na creche, o segundo artigo, Estágio curricular supervisionado na educação infantil: relatórios e experiências formativas, as autoras apresentam significativas sínteses desse movimento formativo. No terceiro artigo, cujo objetivo foi analisar os itinerários da prática de estágio percorridos por um grupo de 12 estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública do norte do Estado do Paraná e denominado Docência na educação infantil: itinerários da prática de estágio, as autoras asseveram sobre o processo cooperativo entre a universidade e a educação básica e discutem sobre como os itinerários agregam sentidos e significados, que conduzir as estagiárias à aprendizagem da docência na educação infantil. Os artigos comungam de uma perspectiva de estágio que articula as concepções teóricas e as práticas educativas como fundamentais para incidir na constituição da identidade profissional e no aprimoramento teórico-pedagógico desses futuros professores.