A inovação constitui um objeto de estudo complexo para a Educação, entrelaçado por questões pedagógicas, políticas e éticas, que requerem discussão e análise aprofundada em pesquisas educacionais. Desde a investigação conceitual até o estudo sistemático das práticas educativas, compreender a inovação em educação parece ser uma lacuna de pesquisa ainda emergente e urgente. Por isso, este painel propõe uma reflexão crítica sobre o tema a partir de três estudos articulados sob o objetivo principal de questionar concepções hegemônicas de inovação associadas à educação e discutir as suas repercussões no trabalho pedagógico-didático. Para isso, são apresentados os resultados de três pesquisas sobre: 1) designs e resultados de pesquisas sobre avaliação da inovação educativa; 2) discursos de empresas de tecnologia educacional sobre a inteligência artificial na educação e 3) formação continuada de docentes da educação básica como resistência ao tecnocentrismo. As pesquisas indicam que a concepção hegemônica sobre inovação reproduz a lógica do capital e promove uma educação mercadológica, em detrimento da formação humana em sua integralidade. Como contraponto, propõe-se que a inovação em educação se realize a partir da articulação entre as dimensões pedagógica e técnica, fundamentada em perspectivas críticas e de superação ao tecnocentrismo.