As inquietações e buscas que alimentam a escrita deste painel põem em tela reflexões a respeito da Didática e sua importância no contexto da formação inicial e continuada de professores e coordenadores pedagógicos, nutrindo o desejo de ampliar o debate sobre articulações, saberes e desafios entre universidade e escola básica, na promoção de processos formativos mais humanizados, qualificados e aproximados das necessidades do ser professor/professora no cenário contemporâneo. Dos diálogos entretecidos emergem questões que articulam esta produção, a saber: Em que medidas a didática contribui para a formação inicial e continuada de profissionais para atuação na escola básica? Como proporcionar a investigação-formação, a relação teoria e prática, universidade e contexto da atuação profissional nesse processo formativo? Desse modo, as pesquisas que constituem esta escrita dialogam entre si, entrecruzando caminhos didático-pedagógicos que visam a investigação-formação. São pesquisas referenciadas no arcabouço teórico-metodológico que toma a abordagem qualitativa como fundamento, inspirada nos princípios da (auto)biografia, a partir das escritas dos sujeitos que se formam. Os resultados evidenciam o quanto a didática pode ser um diferencial na formação inicial e continuada desses profissionais, por centrar esforços na promoção do ensino com pesquisa, discurso acadêmico e realidade do cotidiano profissional; as experiências vivenciadas denotam que a aproximação entre universidade e escola básica possibilita uma formação mais integral e aproximada das reais necessidades da profissão; a dinâmica de investigação-formação proporciona ao sujeito reflexões singulares para a descoberta de si, das suas subjetividades e potencialidades, provocando-o a se perceber autor/protagonista de si mesmo e de suas aprendizagens.