Com este painel temos por objetivo apresentar um conjunto de 03 trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) a partir do intercâmbio entre cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e a escola bem como o espaço acadêmico de formação, com a intenção de demonstrar de que maneira esses programas, por assim dizer, contribuem para a formação crítica dos estudantes de licenciatura e consequentemente para a sua constituição didática emancipadora. Para estes estudos utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Faraco e Tezza (2013), Dionísio e Vasconcelos (2013), Leite (2021), Nalbert (2023), Arroyo (2011), Freire (1996; 2016) e Candau (2016). Os resultados dos estudos apontam que, embora a organização curricular para o ensino de Português Instrumental, Filosofia e Pedagogia, nessas pesquisas em particulares, seja planejada por agentes que ocupam uma posição privilegiada na ordem discursiva, é possível adotar outras lógicas de organização do currículo, que sejam menos colonizadoras, capaz de compreender e relacionar ciência, cultura, modos de vida e as particularidades dos sujeitos em processo de escolarização durante as práticas pedagógicas futuras. Contribuindo, dessa maneira, para uma formação humana crítica e emancipatória no percurso da jornada acadêmica.