Este painel configura-se como uma proposta desenvolvida no campo de pesquisa sobre a Pedagogia Universitária, tendo o seu foco principal na docência e toma os estudos de Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2014) e Imbernón (2010), entre outros, para suscitar reflexões e análises. Assim, este tem por objetivo realizar reflexões sobre o ser professor universitário, tomando como centralidade das análises a identidade, os saberes e as práticas. Buscando contribuir com os debates a respeito da docência na educação superior, os três estudos são oriundos de abordagens de pesquisa qualitativa e exploratória. O primeiro artigo, “Trabalho docente e saberes em tempos de crise: um olhar para o professor universitário”, buscou conhecer as transformações nos modos de ensino e nos saberes docentes dos professores universitários durante a pandemia de Covid-19, utilizando-se de questionários respondidos por docentes de universidades da Bahia. O segundo artigo, “Desenvolvimento Profissional de uma professora universitária: saberes e práticas”, analisou o processo de desenvolvimento profissional de uma professora universitária, com foco na construção de saberes e na mobilização desses conhecimentos na prática educativa, e teve seus dados produzidos a partir de entrevista com uma professora. Por fim, o artigo “Identidade profissional do professor universitário: composições sobre o papel da universidade”, analisou como se dá a constituição da identidade profissional docente dos professores universitários e o papel da universidade nesse processo e foi realizada com a entrevista narrativa de quatro docentes. Portanto, essas investigações buscam refletir sobre a docência universitária e suas nuances – identidade, saberes e práticas.