O trabalho apresenta uma proposta em andamento de pesquisa-formação, baseada em Josso e Delory-Momberger, e realizada com professores iniciantes em escolas públicas atravessadas pelos contextos de desigualdade educacional e vulnerabilidade social. Tem por objetivo discutir possibilidades e desafios da indução entre pares, analisando como os docentes enfrentam e respondem às dificuldades nos primeiros anos de sua carreira. A produção de material empírico para análise investigativa envolve: narrativas auto-biográficas, rodas de conversa, casos de ensino e diário reflexivo. Alguns eixos teóricos fundamentam a pesquisa, dentre os quais: i- indução profissional docente, com base em Ávalos e Cruz e Lahtemaher; ii) Formação de professores para a justiça social, com Zeichner; iii) Território e vulnerabilidade social, com Burgos. De forma preliminar, confirma-se que a aprendizagem da docência é um processo contínuo marcado por etapas mais ou menos definidas. No caso dos professores iniciantes, ela acontece em meio a integralidade e organicidade das experiências formativas, individuais e coletivas, aperfeiçoando o compromisso com os propósitos do ensino, a base de conhecimentos e a capacidade do professor para criar, desenvolver e avaliar o seu trabalho.