Este painel apresenta os resultados de três pesquisas realizadas em municípios mineiros: uma analisando práticas formativas de formação continuada no contexto da Educação Infantil; outra direcionada à formação da Equipe Interdisciplinar Escolar responsável pela formação e gestão escolar; e a terceira voltada para a relação formativa dos professores com a produção de material didático para a Educação de Jovens e Adultos. Partimos do entendimento de que a formação continuada constitui parte importante do desenvolvimento profissional docente e pressupõe uma relação com os professores no sentido de transformar suas práticas e reverberar no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. No entanto, os sentidos e as práticas de formação vivenciadas pelos professores nem sempre dialogam com essa perspectiva, sendo persistentes a promoção de formações continuadas descontextualizadas da realidade escolar e pouco referenciadas nas experiências dos docentes. Diante deste cenário, problematizam-se, neste painel, as seguintes questões: Quais possibilidades de formação continuada podem ser estabelecidas na perspectiva dos professores de diferentes etapas da educação básica? Quais conhecimentos são produzidos nessas práticas formativas e quais seus potenciais de transformação dos sujeitos, práticas e instituições? As respostas a essas questões evidenciam que a construção de práticas formativas transformadoras requer o estabelecimento de relações dialógicas com os professores na direção do reconhecimento dos saberes da experiência e a reflexão sistemática sobre os mesmos. No entanto, essas práticas ganham sentido e significado quando reverberam em inovações no cotidiano das suas práticas educativas e tem amparo institucional para suas realizações.