O presente painel temático é construído a partir dos diálogos tecidos nas investigações em educação realizadas em nível de mestrado acadêmico, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso, entre os anos de 2021 a 2023. As pesquisas entrelaçam as temáticas de raça, gênero e classe, tensionando os impactos do colonialismo/colonialidade em nossa sociedade e cultura, com enfoque para o cenário educacional. Os resultados das pesquisas apontam para as tensões atuais, encontradas na educação básica em relação à promoção de uma educação antirracista, evidenciando que ainda persiste na realidade escolar um silenciamento em relação às discussões das questões étnico-raciais, o que pode corroborar para um espaço escolar opressor e reprodutor de práticas racistas. Desta maneira, as pesquisas fortalecem a defesa de um currículo decolonial, que possibilite romper com o racismo epistêmico, ao mesmo tempo em que afirmam o terreno escolar como um espaço potencializador para a proposição de reflexões, debates e ações que fortaleçam a construção de uma educação para a democracia. Sendo assim, este painel, reforça a urgência e necessidade do engajamento contínuo em promover uma educação acolhedora das pluridiversidades e responsável pelo enfrentamento de todas as formas de discriminações.