OS DIFERENTES CONTEXTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E OS SEUS PERCURSOS FORMATIVOS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116457 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "OS DIFERENTES CONTEXTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E OS SEUS PERCURSOS FORMATIVOS" "resumo" => "Este painel é composto de três artigos que apresentam diferentes perspectivas sobre o fazer docente, com foco na reflexão da formação de professores e da prática didático-pedagógica. Essas diferentes nuances permeiam as identidades docentes, fortalecendo práticas de ensino e de aprendizagem que mobilizam o observar-pensar-intervir nos percursos formativos e no fazer científico. Os textos articulam a perspectiva formativa do Curso de Pedagogia, indicando a escola como lócus privilegiado da formação do professor, especificamente no desenvolvimento profissional e construção da sua identidade. O primeiro artigo reflete sobre a identidade docente mediada pelo exercício da Coordenação de área no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo-Ceará, destacando as estratégias didático-pedagógicas implementadas. O segundo artigo analisa a experiência do supervisor no desenvolvimento de atividades do PIBID, destacando a realidade da escola de educação básica e do professor como co-formador de pibidianos. No terceiro artigo temos uma pesquisa teórico-bibliográfica, acerca dos fundamentos do ensino de Ciências na perspectiva histórico-cultural, como forma de instrumentalizar os/as estudantes de Pedagogia nos processos subjacentes à formação dos conceitos científicos. Apontamos a partir das análises apresentadas a importância de processos formativos no curso de Pedagogia na relação com programas institucionais/Pibid em articulação com a educação básica, assim como, a formação de docentes que aprendem a docência na relação teoria-prática, objetivando a construção de práticas comprometidas com o horizonte da formação humana, reconhecendo-se como sujeito que formam e se formam, durante a construção de processos didáticos reflexivos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID540_TB759_04102024132410.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA MONTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jjbdeoliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116457 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "OS DIFERENTES CONTEXTOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E OS SEUS PERCURSOS FORMATIVOS" "resumo" => "Este painel é composto de três artigos que apresentam diferentes perspectivas sobre o fazer docente, com foco na reflexão da formação de professores e da prática didático-pedagógica. Essas diferentes nuances permeiam as identidades docentes, fortalecendo práticas de ensino e de aprendizagem que mobilizam o observar-pensar-intervir nos percursos formativos e no fazer científico. Os textos articulam a perspectiva formativa do Curso de Pedagogia, indicando a escola como lócus privilegiado da formação do professor, especificamente no desenvolvimento profissional e construção da sua identidade. O primeiro artigo reflete sobre a identidade docente mediada pelo exercício da Coordenação de área no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo-Ceará, destacando as estratégias didático-pedagógicas implementadas. O segundo artigo analisa a experiência do supervisor no desenvolvimento de atividades do PIBID, destacando a realidade da escola de educação básica e do professor como co-formador de pibidianos. No terceiro artigo temos uma pesquisa teórico-bibliográfica, acerca dos fundamentos do ensino de Ciências na perspectiva histórico-cultural, como forma de instrumentalizar os/as estudantes de Pedagogia nos processos subjacentes à formação dos conceitos científicos. Apontamos a partir das análises apresentadas a importância de processos formativos no curso de Pedagogia na relação com programas institucionais/Pibid em articulação com a educação básica, assim como, a formação de docentes que aprendem a docência na relação teoria-prática, objetivando a construção de práticas comprometidas com o horizonte da formação humana, reconhecendo-se como sujeito que formam e se formam, durante a construção de processos didáticos reflexivos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID540_TB759_04102024132410.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA MONTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jjbdeoliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }