Este painel é composto de três artigos que apresentam diferentes perspectivas sobre o fazer docente, com foco na reflexão da formação de professores e da prática didático-pedagógica. Essas diferentes nuances permeiam as identidades docentes, fortalecendo práticas de ensino e de aprendizagem que mobilizam o observar-pensar-intervir nos percursos formativos e no fazer científico. Os textos articulam a perspectiva formativa do Curso de Pedagogia, indicando a escola como lócus privilegiado da formação do professor, especificamente no desenvolvimento profissional e construção da sua identidade. O primeiro artigo reflete sobre a identidade docente mediada pelo exercício da Coordenação de área no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo-Ceará, destacando as estratégias didático-pedagógicas implementadas. O segundo artigo analisa a experiência do supervisor no desenvolvimento de atividades do PIBID, destacando a realidade da escola de educação básica e do professor como co-formador de pibidianos. No terceiro artigo temos uma pesquisa teórico-bibliográfica, acerca dos fundamentos do ensino de Ciências na perspectiva histórico-cultural, como forma de instrumentalizar os/as estudantes de Pedagogia nos processos subjacentes à formação dos conceitos científicos. Apontamos a partir das análises apresentadas a importância de processos formativos no curso de Pedagogia na relação com programas institucionais/Pibid em articulação com a educação básica, assim como, a formação de docentes que aprendem a docência na relação teoria-prática, objetivando a construção de práticas comprometidas com o horizonte da formação humana, reconhecendo-se como sujeito que formam e se formam, durante a construção de processos didáticos reflexivos.