O Estágio Supervisionado (ES) como eixo curricular central nos cursos de licenciatura, é essencial para a construção da identidade profissional, saberes e agir pedagógico na docência, assim o estágio trabalha com saberes didáticos articulados a formação específica, neste caso da Didática da Educação Física (EF). Seu papel formador depende do comprometimento de vários atores: Estado, municípios, gestores, colegiados, orientadores, supervisores e estudantes. Considerando a importância de cada ator na efetividade e qualidade do ES, esta pesquisa objetiva analisar e discutir a concepção e estratégia de ensino utilizada nas aulas de ES em EF no Ensino Fundamental 2, no sexto semestre do curso de Licenciatura em EF do IFMT, campus Cuiabá, em 2023, na perspectiva dos acadêmicos. A estratégia foi baseada nas discussões sobre os ES em sala de aula e na busca pela compreensão, à luz das teorias, de questões oriundas das experiências do estágio. Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva, que utilizou questionário eletrônico e entrevista semiestruturada. Dos 16 alunos aptos, 10 participaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As discussões foram baseadas em categorias emergentes dos pontos mais frequentes nas respostas dos entrevistados. Utilizamos análise de conteúdo e fundamentação teórica em Pimenta e Lima (2006; 2018). Dentre as respostas, nove consideraram importante a troca de experiências decorrente das discussões para a apreensão dos conhecimentos advindos do ES. Concluímos que a concepção e estratégia de ensino utilizada contribuiu para a consolidação do ES como campo de conhecimento e espaço de relação entre teoria e prática.