Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Diante das modificações curriculares ocorridas decorrentes das reformas do Novo Ensino Médio (NEM), além do aparecimento da proposição dos itinerários formativos nesta etapa de ensino, este estudo tem em vista compreender a relação entre a interdisciplinaridade e os itinerários formativos do NEM. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza como técnica a revisão de literatura, suscitando como aporte teórico, principalmente, os estudos de Fazenda (2008) e Morin (2015) como base para compreensão sobre a interdisciplinaridade, e Ball (2016) e Lopes (2019) nas pesquisas sobre políticas e os itinerários formativos. Por fim, consideramos importante o entendimento sobre as noções de complexidade que envolvem o conhecimento e a recusa deste de modo fragmentado, como maneira de possibilitar a formação global e integral dos estudantes.

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