O presente painel visa discutir a formação inicial e continuada de professores, atuantes na educação básica, considerando os desafios da docência tanto no início da carreira quanto a partir da experiencia adquirida aos longos dos anos. Nesse cenário discute-se, também, sobre trabalho docente, sua relação com as tecnologias digitais utilizadas ou não no contexto escolar e aspectos relacionados ao período pós-pandêmico. Todos os textos realizam pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, juntamente com estudo empírico junto a docentes. Dentre as conclusões, os professores relatam distanciamento entre a teoria e a empiria vivenciadas na formação inicial e continuada, limites que abrangem as adversidades para a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Ao mesmo tempo relatam que há mudanças no ambiente escolar, inserção de novas ferramentas pedagógicas, formação continuada, mesmo com limitações, para o uso e integração dessas ferramentas por parte dos professores. Ao mesmo tempo que expressam dificuldade de gestão de tempo para novas formações devido a sobrecarga de responsabilidades. Há necessidade de políticas públicas voltadas para a formação docente e que favoreçam oportunidades para que os professores possam enfrentar os desafios da educação e favorecer o processo de ensino-aprendizagem.