Analisa-se experiências de estudantes em programas de iniciação à docência, focalizando a relação entre docência, gestão escolar, discussões sobre gênero e práticas formativas críticas e emancipadoras. O artigo “PIBID e Residência Pedagógica na formação de professores: a relação entre docência e gestão na iniciação à docência”, analisa relatórios de estudantes participantes dos programas, visando compreender a relação entre docência e gestão. A formação para a gestão é considerada essencial, mas há poucas menções ao tema, indicando pouca vivência dos licenciandos no assunto. O artigo “Uma residente trans: processos de (trans)formação de identidade de gênero e profissional no programa residência pedagógica da UEPB”, analisa a inclusão da diversidade de gênero no currículo de Pedagogia, a partir da experiência de uma estudante trans. O objetivo foi sensibilizar sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos e preconceitos no ambiente educacional. Ressalta-se a necessidade de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino superior. O terceiro artigo, “Projeto Prodocência e formação de professores: reflexões necessárias a partir da pesquisa-formação”, analisa a formação de licenciandos em Pedagogia, revelando percepções das experiências formativas, discutindo a didática crítica multidimensional e repensando a construção de currículos. Resultados indicaram a necessidade de combater o neotecnicismo na formação de docentes, enfatizando conhecimentos didático-pedagógicos contextualizados e docência crítica. Destaca-se a vivência em gestão escolar na formação inicial, promoção de abordagem crítica e emancipadora da didática e incorporação de discussões sobre diversidade de gênero nos currículos, visando garantir melhor preparação de professores e promover ambientes escolares inclusivos, democráticos e críticos.