As pesquisas realizadas contemplam a formação de professores e o objetivo do painel é promover um diálogo sobre a formação inicial e continuada por meio da identidade, profissionalidade e o desenvolvimento profissional. Os artigos estão vinculados com o eixo: “Saberes da didática, Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadoras(res)” e apresenta três perspectivas de olhares sobre a formação docente e a docência em diferentes contextos. O primeiro trabalho intitulado: “A constituição do ser professora universitária: trajetória e desafios” problematiza o desenvolvimento profissional e os caminhos que são trilhados envolvendo escolhas e decisões, um (re)aprender constante com os desafios que surgem na profissão. O segundo artigo: “O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico: movimentos de uma pesquisa fenomenológica hermenêutica”, apresenta reflexões sobre os modos como o professor formador de docentes que ensinarão matemática nos anos iniciais se compreende no movimento de ensinar matemática na modalidade a distância. O terceiro artigo denominado: “As percepções de licenciandos em matemática acerca do estágio curricular supervisionado após o auge do período pandêmico”, discorre de reflexões e dos desafios enfrentados pelos acadêmicos em formação inicial que estavam realizando o estágio curricular supervisionado no retorno às aulas presenciais. Nesse sentido, as pesquisas estão entrelaçadas sobre a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional sob três perspectivas da formação inicial e continuada em diferentes contextos.