O artigo busca analisar a implementação de Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODI) na formação continuada de professores de Ciências, voltada para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) conforme a Lei 10.639/03. Utilizando o Círculo de Cultura de Paulo Freire, a pesquisa abordou a formação de professores em Pernambuco, envolvendo 159 escolas de 16 Gerências Regionais de Ensino. O estudo investigou o processo de elaboração e a prática das ODIs, promovendo uma integração entre teoria e prática e valorizando saberes populares e científicos. Os resultados mostraram avanços na prática dos educadores, embora desafios significativos ainda existam, destacando a necessidade de estratégias educacionais mais inclusivas e sensíveis às diversidades étnico-raciais. A metodologia freireana facilitou um espaço de ensino coletivo, enfatizando o diálogo e a participação, o que proporcionou uma compreensão contextualizada das diversas realidades presentes no ambiente escolar. As oficinas, divididas entre etapas online e presenciais, incluíram discussões sobre a importância da educação étnico-racial e atividades interativas, promovendo uma formação reflexiva e humanizante para os professores de Ciências do Fundamental II.