Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA ESCOLA E DA APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116211
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA ESCOLA E DA APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19"
    "resumo" => "A pandemia de Covid-19, ao impor a necessidade de isolamento social, afetou profundamente os processos educacionais. Este trabalho com foco em estudantes que vivenciaram essa realidade é parte de uma pesquisa mais ampla que vem sendo realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em parceria com outras duas universidades brasileiras, uma do Rio Grande do Norte e uma de Santa Catarina e que busca conhecer os impactos desse momento excepcional de modo a produzir conhecimento capaz de contribuir com a superação dos desafios vivenciados. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na Psicologia Sócio-histórica. Participaram deste estudo estudantes do 7º ano, de duas turmas de uma escola pública municipal da periferia da cidade de São Paulo. As análises das informações produzidas foram feitas por meio do procedimento de Núcleos de Significação sendo que, para o momento apresentaremos um deles, pela força dos conteúdos e importância para o objetivo da pesquisa, ou seja, Contradições entre a função da escola: aprender-socializar e o sentimento de exclusão, desmotivação e a culpabilização individual."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID792_TB413_15082024113823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARCON MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARCON"
    "autor_email" => "fernandamarcon.fe@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116211
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA ESCOLA E DA APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19"
    "resumo" => "A pandemia de Covid-19, ao impor a necessidade de isolamento social, afetou profundamente os processos educacionais. Este trabalho com foco em estudantes que vivenciaram essa realidade é parte de uma pesquisa mais ampla que vem sendo realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em parceria com outras duas universidades brasileiras, uma do Rio Grande do Norte e uma de Santa Catarina e que busca conhecer os impactos desse momento excepcional de modo a produzir conhecimento capaz de contribuir com a superação dos desafios vivenciados. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na Psicologia Sócio-histórica. Participaram deste estudo estudantes do 7º ano, de duas turmas de uma escola pública municipal da periferia da cidade de São Paulo. As análises das informações produzidas foram feitas por meio do procedimento de Núcleos de Significação sendo que, para o momento apresentaremos um deles, pela força dos conteúdos e importância para o objetivo da pesquisa, ou seja, Contradições entre a função da escola: aprender-socializar e o sentimento de exclusão, desmotivação e a culpabilização individual."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID792_TB413_15082024113823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARCON MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARCON"
    "autor_email" => "fernandamarcon.fe@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A pandemia de Covid-19, ao impor a necessidade de isolamento social, afetou profundamente os processos educacionais. Este trabalho com foco em estudantes que vivenciaram essa realidade é parte de uma pesquisa mais ampla que vem sendo realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em parceria com outras duas universidades brasileiras, uma do Rio Grande do Norte e uma de Santa Catarina e que busca conhecer os impactos desse momento excepcional de modo a produzir conhecimento capaz de contribuir com a superação dos desafios vivenciados. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na Psicologia Sócio-histórica. Participaram deste estudo estudantes do 7º ano, de duas turmas de uma escola pública municipal da periferia da cidade de São Paulo. As análises das informações produzidas foram feitas por meio do procedimento de Núcleos de Significação sendo que, para o momento apresentaremos um deles, pela força dos conteúdos e importância para o objetivo da pesquisa, ou seja, Contradições entre a função da escola: aprender-socializar e o sentimento de exclusão, desmotivação e a culpabilização individual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.