O objetivo deste painel é investigar as implicações das políticas educacionais neoliberais para a prática docente. Nesta perspectiva, a pesquisa intitulada: “O “Novo” Ensino Médio (NEM) no estado do Ceará e a desigualdade de acesso ao conhecimento escolar” investiga a implementação curricular do NEM no estado do Ceará com centralidade na análise curricular e nas implicações da fragmentação do conhecimento escolar a partir dos itinerários formativos. Em seguida, a pesquisa intitulada “Educação e competências socioemocionais: a (de)formação da educação pública no estado do Ceará”, analisa a iniciativa da avaliação socioemocional no Ensino Médio no estado do Ceará através da parceria público-privada entre a Secretaria de Educação do Estado Ceará e o Instituto Airton Senna. Por fim, a pesquisa intitulada “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia das Competências: Influências do Modelo Empresarial na Escola”, evidencia de que forma os ditames do mercado se presentificam na BNCC e impactam na prática docente. Os resultados das pesquisas evidenciam o avanço das políticas educacionais neoliberais voltadas para o atendimento das demandas do setor produtivo as quais resultam na fragilização da formação das juventudes e na precarização e exploração do trabalho docente.