Pesquisa realizada no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra-Portugal, resulta a tese “Diálogos do Riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação” (2020), tem a literatura e a poesia como linguagem orientadora e discute a relação entre a arte e a educação através dos conceitos de fronteira e tradução (SANTOS, 2010; RIBEIRO, 2005). Com esse repertório inaugura-se um trabalho de formação de pedagogos, no curso de licenciatura, a partir de um mergulho na literatura e na poesia; trabalho que se concretiza no Departamento de Ciência Humanas III – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos componentes Estágio Curricular Supervisionado, Pesquisa e Prática Pedagógica; repercute nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC); favorece na criação do projeto de Extensão Literatura e Vida. Tal percurso movimentou práticas pedagógicas que nos autoriza a enxergar uma didática poética. Este painel traz reflexões teórico-metodológicas em torno das experiências vivenciadas com estudantes de Pedagogia nos anos 2018/2019/2022/2023; apresenta repertório pedagógico orientado pela literatura e pela poesia, como um modo de pensamento, que na fronteira com a Pedagogia nos oferece uma didática orientada pelo afeto, proximidade, amor e diálogo, abrindo campos frutíferos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, traz perfis a partir das histórias de vida de estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA); encontra fendas nos diálogos poéticos e políticos com jovens estudantes de escolas públicas e ONG’s; e atravessa os sucos das cicatrizes dos sujeitos da prática pedagógica da educação escolar e não escolar.