Este painel, no eixo temático Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica, visa socializar práticas exitosas de processos de ensino e aprendizagem articulados à pesquisa nos Institutos Federais. Tais instituições são socialmente referenciadas pela educação inclusiva, laica, gratuita e de qualidade que ofertam no Brasil. Nesse contexto, este trabalho apresenta três comunicações orais interdisciplinares, com os respectivos artigos, sobre ações didático-pedagógicas sistematizadas, que têm como princípio o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem de natureza integradora voltadas para os/as estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A primeira comunicação trata da proposta de constelações literárias, abordando a leitura literária – da teoria às práticas – com vistas à formação de comunidades de leitores críticos e autônomos. Já a segunda relata a experiência da implantação e continuidade do Festival do Mal-assombro, cujo objetivo é desenvolver na comunidade escolar o respeito ao diferente, já que esse festival envolve a pesquisa sobre as homenagens aos finados em várias culturas globais. Por fim, a terceira retrata um projeto de ensino que envolve o cubo de Rubik e a Matemática, partindo do princípio do estímulo sensório-motor, promovido pelo uso de materiais manipulativos, como fator do desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas. Nos três trabalhos, a metodologia adotada é a qualitativa, de caráter descritivo, contemplando novos tempos e espaços de aprendizagem. Em linhas gerais, os resultados revelam que as três experiências formativas contribuem para a formação integral do corpo discente, por meio de práticas sociais e culturais, para além de uma formação técnica.