Propomos discutir neste painel proposições teórico-metodológicas de um grupo de pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão sobre a Pesquisa Colaborativa Revolucionária e de seu emprego para apreender a realidade de diferentes problemáticas relacionadas à inclusão do público alvo da Educação Especial em diferentes contextos educativos e a formação de professores envolvidos neste processo. Nossos estudos se baseiam no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio Histórica, sobretudo na produção de Lev S. Vigotski. No primeiro artigo apresentamos algumas proposições teórico-metodológicas para a pesquisa colaborativa revolucionária em Educação Especial, considerando as experiências do nosso grupo de pesquisa. Além disso, refletimos sobre as contribuições das discussões interseccionais e como estas são cruciais para pensar a pesquisa revolucionária socialmente comprometida em Educação e, particularmente em Educação Especial. No segundo artigo, buscamos evidenciar o processo de uma pesquisa colaborativa na perspectiva revolucionária com base no desenvolvimento de agência de universitários com deficiência na Educação Superior. E, por fim, no terceiro artigo buscamos analisar a Dimensão Subjetiva na qual se constituem as significações acerca da pessoa com deficiência pelos participantes de uma rede de apoio à inclusão escolar. Consideramos que tais articulações demonstram as possibilidades de uma pesquisa com os participantes e criando micro-revoluções.