A educação científica é parte fundamental para a construção da cidadania, indo além de conceitos científicos e contribuindo para a compreensão da natureza. Abordagens exclusivamente conceituais se mostram insuficientes e podem dificultar essa compreensão. Em um ambiente escolar multicultural, é crucial promover o diálogo entre diferentes saberes e valorizar a diversidade cultural que permeia a escola. Nesse sentido, o letramento midiático demonstra potencial para o desenvolvimento do senso crítico, permitindo que os indivíduos reflitam sobre suas conjunturas e construam seus próprios pensamentos. A fotografia, como meio de linguagem e comunicação, pode contribuir para a criação intencional de imagens e sua análise crítica, auxiliando os estudantes a desenvolver habilidades e a questionar a realidade ao seu redor. Sendo assim, este trabalho tem natureza ensaística/teórica e utiliza uma metodologia de leitura analítico-crítica de três eixos: interculturalidade, educação científica crítica e letramento midiático. A partir da análise desses eixos, se estabelece uma relação que pode permitir uma potencial contribuição para abordagens crítico-reflexivas na educação científica.