Este painel apresenta trabalhos decorrentes de uma dissertação de mestrado, um projeto de extensão e uma tese de doutorado, respectivamente. O primeiro tem por objetivo compreender como a percepção acerca do magistério interfere na prática de professores do Ensino Médio. Por meio de Grupo Focal e sob o referencial teórico de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os resultados evidenciam que só o tempo de atuação não é suficiente para construção de uma percepção e consciência docente acerca do magistério, mas outros fatores também influenciam nesse processo. O segundo texto objetiva apresentar os desdobramentos de uma ação extensionista de formação de professores liderado por um grupo de estudos e pesquisa da XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX. Por meio da metodologia de natureza colaborativa, desenvolvem-se reflexões e análises, sob a perspectiva dos estudos de Michael Young, Bernard Charlot e Lev Vygotsky. Como resultado é possível compreender que a entrada abrupta dos artefatos tecnológicos na escola, em um contexto pandêmico, sublinhou ainda mais a relevância do ensino presencial, a importância do papel do professor e a necessidade do conhecimento escolar para o cumprimento da função social da escola. Por fim, o terceiro artigo propõe analisar como a dimensão estética é contemplada nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Infantil. Utilizando tanto o questionário, quanto o Grupo Focal, o corpus textual foi analisado seguindo os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin. As participantes revelaram as fragilidades de sua formação e expuseram a necessidade de se pensar outro tipo de formação continuada.