A presente pesquisa que está em andamento é uma continuidade de outra iniciada em 2011, sobre os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida até 2019 e retomada em 2022. A mesma parte da inquietação com os reduzidos conteúdos sobre as temáticas étnico-raciais constatadas nos livros didáticos de 1ºao 5º ano. Nossa problematização é sobre a questão indígena e negra no livro didático com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral da pesquisa é compreender como a temática étnico-racial está sendo tratada nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos sobre a lei 10.639/2003, a lei 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, como também a BNCC fundamentam a pesquisa, além de autoras/es como Gomes (2017), Munanga (2009), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Munduruku (2012), Prezia (2017), dentre outros. A metodologia desenvolvida é a pesquisa bibliográfica e documental (AMARAL, 2007), de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados é realizada com a análise de conteúdo, segundo Bauer (2013). Até 2019 foram constatados avanços no trato da temática étnico-racial nos livros didáticos, especialmente, sobre a população negra, a invisibilidade dos povos indígenas era significativa, bem como, a resistência negra antes da abolição e ao longo do século XX e XXI. Espera-se contribuir com a problematização da temática étnico-racial tanto na formação inicial, como continuada de docentes para serem comprometidos com uma educação antirracista.