Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

“PROFESSORA, É VERDADE? OS SENTIDOS DE VERDADE E CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NA ERA DIGITAL”

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto de pesquisa de Doutorado que está em andamento no Programa de Pós-graduação da UFRJ(PPGE-UFRJ). Tem como principal objetivo confrontar como as relações com as tecnologias digitais no ensino de história das escolas provoca/ interfere/ se insere na construção dos sentidos de verdade e verdade histórica. Para isso, estarei ancorada nos alertas teórico metodológicos produzidos pela Teoria do Discurso com ênfase na pauta pós fundacional. Espera-se que as estratégias metodológicas de produção de conhecimento antropológico em ambientes físicos e digitais ofereçam um “campo empírico” profícuo. Para a elaboração deste projeto de pesquisa se fez necessário a reunião vários pressupostos que sustentam a discussão aqui pretendida, a saber: as noções de tecnologia empregadas, as concepções de conhecimento, saber e escola, as noções de discurso e linguagem. Uma das hipóteses defendidas é a de que as tecnologias digitais nas suas relações sociais escolares se tornaram parte da construção do conhecimento histórico escolar ampliando as noções de escola para outros significados culturais que extrapolam os muros, cadeira e conhecimentos que vêm sustentando os sentidos de escola.

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