POSSIBILIDADES DOCENTES DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19: CAMINHOS PERCORRIDOS NO ENSINO REMOTO E NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116249 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 2070 "titulo" => "POSSIBILIDADES DOCENTES DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19: CAMINHOS PERCORRIDOS NO ENSINO REMOTO E NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS" "resumo" => "A educação é palco de disputas e contradições, visto que pode trazer à classe trabalhadora a possibilidade crítica na perspectiva da emancipação política e humana, ou submetê-la à lógica hegemônica neoliberal, que impõe a meritocracia e a responsabilização individual como único projeto societário possível. Na pandemia de COVID-19, essas disputas se acirraram ainda mais. Por um lado, presenciamos um esforço coletivo pela garantia do direito à educação; por outro a implementação de políticas públicas de modo verticalizado. Esta é uma síntese provisória dos impactos para a educação básica, a partir das significações de professores de uma escola pública municipal de São Paulo. Parte de uma pesquisa em andamento, aprovada no edital nº 12/2021 da CAPES, o objetivo geral é conhecer e intervir na realidade escolar impactada pelos desafios sociais e educacionais que surgiram no período pandêmico e pós pandêmico. Buscando compreender a realidade para além da aparência, na perspectiva da transformação social, partimos dos pressupostos e categorias do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Sócio-histórica para produzir as informações, com a modalidade da Pesquisa-Trans-Formação, provocando novas significações e possibilidades de atuação junto aos docentes, enquanto buscamos compreender e explicar o fenômeno social estudado. Foram analisados dois encontros realizados com professores do 7º ano por meio dos Núcleos de Significação, procedimento coerente com a base teórico-metodológica. Entendemos que, apesar da limitação das medidas oficiais impostas às equipes escolares, os professores buscaram criar coletivamente estratégias para enfrentar os desafios sociais e educacionais que surgiram nesse período e no retorno às atividades presenciais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2070_TB467_21082024152953.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianam11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116249 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 2070 "titulo" => "POSSIBILIDADES DOCENTES DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19: CAMINHOS PERCORRIDOS NO ENSINO REMOTO E NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS" "resumo" => "A educação é palco de disputas e contradições, visto que pode trazer à classe trabalhadora a possibilidade crítica na perspectiva da emancipação política e humana, ou submetê-la à lógica hegemônica neoliberal, que impõe a meritocracia e a responsabilização individual como único projeto societário possível. Na pandemia de COVID-19, essas disputas se acirraram ainda mais. Por um lado, presenciamos um esforço coletivo pela garantia do direito à educação; por outro a implementação de políticas públicas de modo verticalizado. Esta é uma síntese provisória dos impactos para a educação básica, a partir das significações de professores de uma escola pública municipal de São Paulo. Parte de uma pesquisa em andamento, aprovada no edital nº 12/2021 da CAPES, o objetivo geral é conhecer e intervir na realidade escolar impactada pelos desafios sociais e educacionais que surgiram no período pandêmico e pós pandêmico. Buscando compreender a realidade para além da aparência, na perspectiva da transformação social, partimos dos pressupostos e categorias do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Sócio-histórica para produzir as informações, com a modalidade da Pesquisa-Trans-Formação, provocando novas significações e possibilidades de atuação junto aos docentes, enquanto buscamos compreender e explicar o fenômeno social estudado. Foram analisados dois encontros realizados com professores do 7º ano por meio dos Núcleos de Significação, procedimento coerente com a base teórico-metodológica. Entendemos que, apesar da limitação das medidas oficiais impostas às equipes escolares, os professores buscaram criar coletivamente estratégias para enfrentar os desafios sociais e educacionais que surgiram nesse período e no retorno às atividades presenciais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2070_TB467_21082024152953.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianam11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }