Neste trabalho entendemos a importância da Didática como um campo de conhecimento e saberes específicos para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Nesta perspectiva, partimos da seguinte questão norteadora: de que forma a formação e os saberes da Didática contribuem no desenvolvimento profissional das professoras da Educação Infantil em vista da formação humana? Especificamos como objetivo geral: analisar a importância dos saberes e fazeres da Didática no desenvolvimento profissional das professoras da Educação Infantil no processo de uma formação humanizadora. Seguimos os princípios da pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, através do método do Materialismo Histórico-Dialético. Fundamentamo-nos em teóricos como: Saviani (2020); Vigotski (2010); Gasparin (2020); Nóvoa (2017); Libâneo (2004), dentre outros. Através dos resultados da pesquisa concluímos que as narrativas das professoras avançaram na percepção da criança/infância e Educação Infantil em relação ao início de suas carreiras, porém, na prática pedagógica formal, se sobressai a percepção naturalizante do desenvolvimento infantil. Sendo fundamental que haja mudanças na base curricular das formações continuadas de modo a atender a constituição dos saberes e fazeres da Didática e dos fundamentos da educação em vista da formação humana, que considerem as crianças em suas concretudes históricas, sociais e culturais. Portanto, a Pedagogia Histórico-Crítica se apresenta como uma concepção pedagógica capaz de enfrentar o discurso hegemônico, proporcionando a compreensão crítica da educação e da realidade histórica, desde as suas bases teóricas até sua prática social final, de forma intencional envolvendo a interrelação teoria-prática.