A divulgação científica utiliza diversas metodologias para comunicar avanços e tecnologias desenvolvidas em universidades e centros de pesquisa ao público geral, sendo os Textos de Divulgação Científica (TDC) um dos materiais empregados para este fim. O uso de TDC no ensino de ciências oferece vantagens como contextualização de conteúdos, desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão de conceitos, além de facilitar a discussão de temas atuais e observáveis no cotidiano. Este trabalho visa relatar a experiência de um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no uso de TDC em sala de aula para uma turma do ensino médio. Dividida em planejamento e desenvolvimento, a pesquisa envolveu a escolha de um TDC apropriado, leitura coletiva, realização de atividades experimentais, e orientação para criação de materiais de divulgação científica, utilizando tanto recursos físicos quanto digitais. Durante o planejamento, foi escolhido um TDC da Revista Ciência Hoje para crianças que contextualiza propriedades da água com ações do cotidiano e elaborado um roteiro experimental. Nos encontros, os alunos participaram ativamente das atividades experimentais e produziram materiais de divulgação científica digitais, demonstrando a importância do TDC na compreensão de ciência e tecnologia para o exercício da cidadania.