Este painel entrelaça pesquisas qualitativas que abarcam três instâncias formativas. A primeira, versa sobre os Diálogos Pedagógicos entre Coordenador Geral e Coordenadores Pedagógicos de Apoio à Gestão nas Escolas de Educação Infantil de Macaé - RJ. Focou-se na Formação Docente, acompanhamento das ações pedagógicas e suporte aos gestores. A coleta de dados foi feita através da análise documental dos registros de visitas técnicas e diálogos realizados pela Coordenadora Geral, visando entender as contribuições desses diálogos nas ações educativas nas escolas. A segunda, aborda de forma participativa a importância das Professoras Orientadoras da Educação Infantil, revelando a Documentação Pedagógica, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizadas metodologias de grupo focal e análise documental durante os Encontros Formativos. A pesquisa também destacou o impacto negativo da pandemia na compreensão do conceito de Documentação Pedagógica, devido ao isolamento social. A formação docente foi identificada como essencial para o entendimento desse conceito como ferramenta reflexiva e democrática desenvolvida em 2023. A terceira e última, usa-se da estratégia metodológica, a pesquisa-ação que encerra este painel, como parte da formação continuada: "Ateliê como Gesto", inspirada na Pedagogia da Escuta e nos moldes freirianos de ação-reflexão-ação, focada em oito escolas. A pesquisa utilizou análises de interações, registros escritos e discussões em grupo focal e história de vida. Os resultados indicam a importância da formação para criar espaços de debate e cocriar formas significativas de aprendizado, reconhecendo a prática docente e a construção de uma concepção de criança protagonista desde a educação infantil.