Este painel integra pesquisas que se articulam na discussão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos e ambientes diversos. O primeiro trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos pedagógicos da trajetória dos Exames Supletivos (1973 – 2012) no estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa documental e historiográfica, cujas fontes históricas foram localizadas no Departamento de Expedição de Documentos e Certificados (DEDC) da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO). O segundo trabalho problematiza o lugar social ocupado pela EJA na sociedade brasileira dentro do contexto das políticas educacionais neoliberais vigentes. Para isso, discute a relação da EJA com a questão social e o mundo do trabalho, além das características do neoliberalismo e a negação do direito a educação de jovens e adultos no campo das políticas públicas a partir de uma análise documental. O último trabalho é um Estado do Conhecimento realizado nos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), no período de 2016 a 2020, em que se analisou aspectos da circulação de conhecimentos da modalidade. As duas primeiras produções evidenciam a formação aligeirada, assistencialista e compensatória, marcada por políticas públicas de governo que não respeitam as especificidades dos trabalhadores e confrontam-se com as premissas da educação a serviço do mercado, na formação do indivíduo útil e flexível diante as mudanças no setor produtivo. A terceira produção já consta a escassez de pesquisas publicadas sobre a modalidade em um evento com tanta visibilidade no meio acadêmico.