Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças.